quarta-feira, 7 de maio de 2008

Orçamento Participativo: marca petista de gestão democrática

Foi exatamente em 1989 na cidade de Porto Alegre, uma metrópole com mais de três milhões de habitantes e administrada por uma gestão petista que tivemos a primeira experiência do Orçamento Participativo, (OP).
O OP é um regime democrático e participativo que permite aos cidadãos/ãs discutir e decidir como deve ser investido o dinheiro do orçamento público, através de processos de participação popular. Esses processos costumam contar com assembléias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo.
Em Fortaleza marca da administração petista, a prefeita Luizianne Lins através da Coordenadoria do OP/SEPLA e as secretarias regionais iniciaram a implementação do OP em 2005. Significando um momento histórico para a nossa cidade. A construção desse importante instrumento de participação popular deu visibilidade aos recursos públicos, assim, dividindo com a população o poder de decidir onde e como serão aplicadas as prioridades de acordo com a realidade de cada segmento.
Então vamos lá galera, vamos participar das plenárias do Orçamento Participativo em seus bairros, procurem as assembléias mais perto de suas comunidades. Participando do OP poderemos contribuir para escolher quais são as obras e serviços mais importante para Fortaleza, abrindo espaço para o controlo social e formação cidadã.
Maiores informações: http://www.sepla.fortaleza.ce.gov.br/

Nenhum comentário: