sábado, 3 de maio de 2008

Nota de pesar pelo assassinato do ativista Luis Palhano Loiola.

É com muita tristeza que venho manifestar meu pesar pelo assassinato do ativista, Luis Palhano Loiola, vice-diretor da Faculdade Estadual de Educação de Crateús e ativista do Grupo de Resistência Asa Branca do Ceará.
Luís Palhano Loiola, 40 anos, foi encontrado morto em sua residência, no bairro Planalto, em Crateús, no Sertão Cearense, a 345 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Polícia, ele teria sido assassinado a golpes de faca e por estrangulamento.
Luis Palhano era autor de artigos e pesquisas sobre orientação sexual. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) elaborou um manifesto em que cobrou do Governo do Estado uma rigorosa apuração sobre a morte do professor. De acordo com uma fonte do Governo, o governador Cid Gomes ressaltou o empenho de Luís Palhano à frente da Uece e determinou rigor nas investigações.
A Homofobia em nossa sociedade patriarcal ainda insiste em persistir, e é dessa forma que os GLBTTT lutam diariamente por respeito, dignidade, direitos civis... Não podemos mais suportar assassinatos contra a comunidade GLBTTT, não podemos virar estatísticas de violência e nada acontecer com os/as causadores/as.
Também fazemos coro com as organizações GLBTTT e cobramos das autoridades federais e estaduais a apuração rigorosa do crime e a prisão dos assassinos.
Fonte: Jornal O Povo

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu conhecia Palhano, do tempo de mestrado na UFC. Líamos juntos Fernando Pessoa. O Ceará perdeu um doce de pessoa. O que angustia é ver uns animais desses matando uma pessoa tao cândida. É como ver um colibri devorado por ratos. O Ceará será envergonhado por ratos? Os ratos tomarao de conta do Ceará? Esse será um caso isolado ou a visibilidade deve-se ao personagem que saiu da média. Se matam sem pudor um militante conhecido, o que nao farão com os anômimos conheiros que tentam ganhar a vida nas esquinas?
Quero voltar a gostar do Ceará...
Aliás, quero voltar ao Ceará...
mas não quero que a vergonha vença.
Lembro de quando morei em Sobral o entao prefeito Cid Gomes, brincava o carnaval vestido de mulher, (ele tinha amigos assumidamente gays ): será irá se comprometer com a causa?