quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Meia entrada, quero meu direito por inteiro!


Na última quinta—feira, 27/11, o deputado federal Eudes Xavier - (PT-CE) participou de um ato pelas ruas de Fortaleza promovido pelos estudantes de varias escolas públicas da capital, contra a limitação da meia cultural.
Inicialmente, os estudantes concentraram-se na Praça da Bandeira seguindo pelas ruas do Centro da cidade até a Praça do Ferreira, puxando gritos de ordem e demonstrando total insastifação contra a lei arbitrária de sistema de cotas. O Projeto de lei de autoria do senador tucano Eduardo Azevedo e que traz substitutivo da senadora Marisa Serrano tem como intuito limitar em 40% o direito dos estudantes de pagarem meia-entrada. Ainda estabelece que a meia-entrada não valerá nos cinemas em finais de semana e feriados locais ou nacionais. Para todos os outros eventos, como peças teatrais e shows, a meia-entrada não valerá no período de quinta a sábado.

Para Verônica Maia, secretária de juventude do PT/Fortaleza, “esse é o momento de todos os movimentos sociais se mobilizarem contra esse projeto de lei. Ele fere décadas de luta do movimento estudantil pela democratização do acesso à cultura.”

Já Gabriela Batista, conselheira nacional de juventude/ Rede de Juventude pelo Meio Ambiente, afirma que " o estado tem o dever de assegurar aos jovens diretos iguais, direito a cultura, educação, lazer, trabalho, moradia e participação nos espaços de decisão. Esse projeto de lei demonstra o autoritarismo, a segregação dos diversos jovens que não estão em mesmas condições sociais e o descaso com os brasileiros“.

A União Nacional dos Estudantes (UNE) entende que a formação do estudante está muito além da sala de aula. " A sua participação em atividades extra-curriculares dentro e fora da universidade é fundamental para a formação de cidadãos críticos capazes de construir uma sociedade melhor. Sendo assim repudiamos qualquer projeto de lei que limite a meia entrada de estudantes à atividades culturais como teatro, cinema, shows, estádios, etc ", assegura Rafael Chagas, diretor de políticas educacionais da UNE.

Para o deputado Eudes Xavier, esse projeto de lei afetará diretamente os estudantes mais pobres, pois alem do direito a meia nas passagens de ônibus, a meia cultural é um mecanismo que garante a complementação da formação acadêmica dos jovens, facilitando o seu acesso aos bens culturais.


Nenhum comentário: