segunda-feira, 7 de junho de 2010

Deputado Federal Eudes Xavier - Festival das Juventudes de Fortaleza

Deputado Federal Eudes Xavier - Festival das Juventudes de Fortaleza

No dia 3 de junho, primeiro dia de realização do festival, o deputado Eudes Xavier (PT-Ce) esteve visitando o evento e conversando com as diversas juventudes presentes. À tarde Eudes foi convidado a participar de plenária organizada pela Juventude Pátria Livre, onde ressaltou a importância da organização das juventudes para a consolidação das transformações sociais em curso no país. Ele permaneceu no evento até o início dos grandes shows que encerraram a o primeiro dia de programações. No segundo dia, sexta-feira (4), a programação foi marcada por uma grande plenária que debateu a participação das juventudes nos processos de mudança na América Latina. No sábado (5) o destaque foi o lançamento da Plataforma das Juventudes, um conjunto de reivindicações que unifica as lutas juvenis em torno de propostas para as eleições 2010. Nas duas plenárias, dos dias 4 e 5, as juventudes presentes entoaram o coro: Olê, olê, olê, olá, Dilma, Dilma!!


Membro da Comissão Especial que debate o Estatuto da Juventude, o deputado Eudes Xavier tem se destacado pela defesa de políticas públicas para o segmento juvenil. Eudes chamou a atenção para a necessidade de mobilização das juventudes para a valorização do Estatuto da Juventude, que, segundo ele, já deveria ter sido votado pela Câmara dos Deputados. O deputado também ressaltou a conquista da Universidade da Integração Lusa Afro-brasileira, a Unilab, que será instalada na cidade de Redenção-Ce. Para Eudes, as juventudes rurais vão ser as maiores contempladas. Lembrou ainda que o movimento estudantil luta para que os produtos da agricultura familiar sejam adquiridos para compor a alimentação escolar nas escolas públicas, como determina a lei 11.947/2009. “Com isso, os estudantes provam que estão pensando a educação como um todo, em benefício de toda a população, inclusive das juventudes rurais”. O deputado também destacou a importância da Plataforma das Juventudes. “O próximo governo tem que se voltar ainda mais para as juventudes, principalmente as juventudes das periferias das grandes cidades e as juventudes rurais”, declarou.


A abertura oficial do evento, que estava prevista para as 18hs do dia 3, acabou não acontecendo devido a uma série de pequenos problemas. Afonso Tiago, da Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventudes de Fortaleza, um dos principais responsáveis pelo evento, reconheceu que num primeiro momento a falta parcial de energia elétrica, as dificuldades com o abastecimento de água potável e o número surpreendente de participantes que buscavam alimentação e acomodações nas casas reservadas aos movimentos sociais acabaram gerando alguns inconvenientes para os participantes. Afonso disse que os problemas foram resolvidos com agilidade e que já no segundo dia (4) o festival prosseguiu sem maiores dificuldades. Ele agradeceu o apoio dado pelo deputado Eudes Xavier, que destinou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para garantir a grandiosa infraestrutura do evento. O festival também apresentou atrações artísticas de peso, entre elas a banda argentina Actitude Maria Marta, O Teatro Mágico, os setentistas Mutantes, o reggae da Tribo de Jah, e os cantores da MPB Luiz Melodia e Zeca Baleiro.




ASCOM Eudes Xavier

Nenhum comentário: